Muito se fala hoje em Inteligência Emocional, mas, o que ela é e qual a sua importância no cotidiano?
Inteligência Emocional nada mais é do que reconhecer suas próprias emoções, saber como lidar com elas e se responsabilizar por suas atitudes, ações e implicações na vida do outro.
Já ouviu ou assistiu aquele filme Divertida Mente da Pixar's, em que a personagem principal "Riley" tem uma confusão de emoções, que as vezes não consegue se controlar demonstrando toda sua raiva e se expressando mal, deixando sua tristeza afetar a sua vida e amargurando todos a sua volta?
Ter emoções é extremamente natural, é normal senti-las nos mais diversos momentos da vida, as emoções são formas como reagimos às situações da vida, como medo, raiva, alegria e tristeza, é natural senti-las nos mais diversos momentos da vida.
Pois bem, Inteligência Emocional é saber controlar suas emoções, tomar decisões com mais controle, enfrentar adversidades com mais calma e clareza e ter relacionamentos mais saudáveis.
Mas, e como desenvolvê-la?
Para isso é preciso autoconhecimento, autoanalise, então, se conheça, se teste, é preciso saber reconhecer suas emoções nas mais variadas situações do dia-a-dia.
É preciso criar mecanismos de gerenciamento das emoções, um passo importante é, quando estiver sob intensas emoções, saber parar e refletir sobre o que está sentindo para agir com mais controle.
Por isso, se Estiver Feliz "Não prometa", se Estiver Com Raiva "Não Responda" e se Estiver Triste "Não tome Decisões", isso pode afetar a sua vida, dos demais e seu futuro.