segunda-feira, 18 de março de 2019

Diferença entre perfil Proativo e perfil Reativo

Fonte da imagem: Career

Em todas as organizações, independente de seu porte ou ramo de atuação, sempre existirão funcionários proativos e reativos, um bom líder deve saber conduzir sua equipe e distribuir as tarefas de forma igualitária para que nenhum se sinta prejudicado e possa assim, desenvolver suas atividades com maior eficiência.

O líder em hipótese nenhuma pode proteger um mau funcionário, "reativo", em detrimento dos demais, independente de sua proximidade com este, uma vez que “o” ou “os” outros funcionários proativos com o tempo poderão perceber que existe uma proteção com esse funcionário “reativo” e acabarão desmotivados, e com isso, certamente surgirão muitos problemas para este gestor, com relação a motivação da equipe e como torná-la mais produtiva e eficaz.

O funcionário reativo tem sempre uma justificativa para a sua falta de iniciativa, pode dizer que não concluiu as tarefas porque lhe deram outra tarefa, ou porque o telefone tocou, porque fui chamado para uma reunião, etc, e já o funcionário proativo se sente disposto a fazer suas atividades e outras mais e ainda ajudar os demais do grupo.

Um colaborador proativo sempre está na frente, se antecipa aos fatos, a fim de identificar os problemas e propor soluções, já o colaborador reativo sempre espera acontecer, só faz quando pedem, nunca toma nenhuma iniciativa e tem sempre uma desculpa descabida para a sua falta de iniciativa, e pior ainda, por vezes, coloca a culpa em terceiros.

Gestor saiba que a proatividade no trabalho está intimamente relacionada ao aumento de produtividade, conheça o perfil da sua equipe.
  • A sua equipe está motivada e engajada com a empresa?
  • Costuma tirar dúvidas sobre processos e/ou estratégias com você?
  • Pede por capacitação?
  • Os membros da equipe ajudam uns aos outros no trabalho?
  • Caso você precisasse se ausentar por 4 dias, ficaria seguro deixando sua equipe “sozinha”?
  • A  equipe costuma propor novas ideias?
  • A equipe são solícitos com os companheiros de trabalho e/ou clientes? e;
  • A equipe já propôs alguma mudança que foi aceita e acabou melhorando algum processo da organização?
Se sua equipe atende as perguntas acima ou maioria delas, com certeza sua equipe é proativa.

Mas, o que é mesmo ser proativo?
É uma pessoa que assume a responsabilidade por suas ações, antecipando possíveis problemas e enxergando os obstáculos durante o processo, agindo com razão sem impulsividade, e antes de agir analisa e pesa as prioridades.
Um profissional proativo tem o controle, planeja, acompanha, antecipa problemas, vê soluções e resolve situações.

1. Tome a iniciativa:
Pessoas proativas adquirem a capacidade de tomar iniciativa quanto às suas ações diárias dentro da empresa, para isso, elas antecipam e executam, sem ficar esperando alguém dar ordem ou pedir. 

2. Foque na solução:
Enquanto alguém busca culpados ou trava em um problema no meio de uma ação, a pessoa proativa foca em soluções possíveis para a situação. Isso é normal para quem aprende que as mudanças acontecem e a adaptação a elas é necessária.

3. Seja motivado e motivador:
Acredite em você e na sua capacidade, mas, cuidado para não ser prepotente e acabar passando por cima dos outros, por isso, seja cuidadoso e busque sempre a melhor maneira de fazer algo, além disso, escute e valorize a opinião do outro.

Dentro da empresa, as vezes a proatividade é desenvolvida a partir de estímulos, recompensas e da participação coletiva nas ações, então gestor, está esperando o que para tornar sua equipe proativa?

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