terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

LibreOffice vs OpenOffice

x

Entenda quais são as diferenças que existem entre o Libre Office e o Open Office.

Muitos podem achar que esses dois programas são a mesma coisa, mas realmente não são.
LibreOffice e OpenOffice.org cumprem as mesmas funções, são muito parecidos, mas têm diferenças entre si.
Se você está boiando no assunto, deixa que eu te explico:
OpenOffice.org é uma suíte de escritório composta por WriterMathImpressCalcDraw e Base. É um programa de código aberto desenvolvido originalmente pela Sun Microsystems, a mesma do Java. O OpenOffice.org cumpre basicamente as mesmas funções do Microsoft Office (Writer = Word, Impress = PowerPoint, Calc = Excel), inclusive é 99,9% compatível com os documentos do Microsoft Office (podem ter alguns erros de formatação, mas ele lê!).
E onde entra o LibreOffice nessa história? Bom, é o seguinte, a Sun Microsystems foi comprada por uma empresa chamada ORACLE, então, todos os produtos da Sun passaram pra ORACLE. A Sun desenvolvia diversos projetos: Java, Solaris (Sistema Operacional), OpenSolaris (Sistema Operacional de código aberto), OpenOffice.org, NetBeans, entre outros.
Porém, a ORACLE foi logo mostrando que não era muito amiga do software livre e lançou duas bombas nesse mundo:
  • Disse que ia descontinuar o OpenSolaris. A comunidade se revoltou e criou o OpenIndiana, com base no OpenSolaris.
  • Disse que ia continuar com a suíte de escritórios paga: StarOffice (que deu origem ao OpenOffice.org) e que ia mexer muito pouco no OpenOffice. Era um perigo que o OpenOffice.org morresse…
Isso tudo causou medo nos adeptos do OpenOffice! Afinal, é uma das melhores suítes gratuitas de escritório que temos!
O que a comunidade fez então? Pegou o código fonte do OpenOffice.org (afinal, é código livre!) e criaram oLibreOffice.
LibreOffice é um projeto criado por ex-funcionários da Sun Microsystems, que não querem que o OpenOffice.org tenha um fim logo. É uma garantia de que o projeto não morra.
Então os desenvolvedores mexeram no código do programa, removeram diversas linhas inúteis de código (pelo o que eu vi foram mais de 3.000 linhas inúteis removidas) e adicionaram diversas.
Eu percebi algumas diferenças quando comparei o OpenOffice 3.3 e o LibreOffice 3.3. Mínimas, mas que pra mim fazem a diferença.
  • No OpenOffice é quase impossível remover hiperlinks de um texto no Writer. Para trechos copiados e colados no Writer que possuem hiperlink era preciso reescrever a palavra para removê-lo. Não adianta alterar a cor, nem retirar o sublinhado. No LibreOffice é só selecionar a palavra apertar com o botão direito e ir em Remover Hiperlink.
  • No LibreOffice Impress as palavras se autoajustam na caixa de texto, assim como no PowerPoint. Se você põe um texto com tamanho 32 e ele fica grande demais na caixa de texto, o LibreOffice diminui a letra, mas não altera o “tamanho 32″ que você pôs.
  • O LO está muito mais compatível com documentos do Microsoft Office.
  • E muito mais…
.
.

Nenhum comentário: