quarta-feira, 31 de julho de 2019

5 carreiras que estão em alta no mercado digital



1. Digital Marketing:
Tá, não é uma profissão assim tão nova. Mas é a bola da vez! Segundo levantamento da PageGroup (empresa de recrutamento de executivos), a área responsável pela promoção da marca por meio das mídias digitais segue bombando em 2019. 
E isso acontece em todos os níveis: do analista (cuja remuneração varia entre R$ 2.000 e R$ 4.000), que deve atrair novos clientes e manter relacionamentos, ao gerente de performance (com salário de até R$ 15 mil), responsável, principalmente, pelo direcionamento dos investimentos do business, baseando-se nas análises dos resultados das ações anteriores. 
Dica de ouro para prosperar na área: conheça bem seu público. “As ações nas redes precisam fazer o seguidor se sentir da ‘turma da marca’. Só assim vai despertar nele o desejo de compra e, posteriormente, fidelizá-lo”, explica Ju Ferraz, diretora da empresa de live marketing Holding Clube.

2. Community Manager:
Interagir com os grupos online: essa é a descrição do gerente de comunidade, carreira super em alta neste ano. Nunca ouviu falar? Saiba que este é o profissional que se comunica diretamente (respondendo uma postagem no Instagram da marca, por exemplo) ou indiretamente (criando ações de engajamento para a mesma) com clientes, influenciadores e seguidores. 
Com salário inicial de R$ 3.000, ele também faz a conexão entre as áreas de conteúdo, marketing e desenvolvimento de produto, explicando necessidades do cliente e virais da internet que nem sempre estão claros para toda a equipe. “O community manager tem que ter habilidade para lidar com pessoas e um texto excelente – uma vez que vai informar majoritariamente pela forma escrita. Também precisa estar sempre a par das inovações tecnológicas e conseguir gerir situações inesperadas, como ataques digitais e críticas negativas”, afirma Flávia Goulart Pereira, líder da área de Parcerias de Comunidade do Facebook na América Latina.

3. Mobile:
Os profissionais de TI puxaram a demanda das inovações em 2018 e seguem surfando uma onda boa. Segundo a PageGroup, a área de desenvolvimento mobile (cuja remuneração pode chegar a R$ 17 mil) ainda tem muito a crescer, uma vez que a maioria dos serviços do mundo analógico continua migrando para o digital e, pela primeira vez, em julho de 2018, o uso exclusivo de celular para acessar a internet ultrapassou o uso misto (celular + computador). 
Os desenvolvedores back-end (que fazem melhorias na programação do site) e os front-end (que cuidam do layout, tudo aquilo que vemos e clicamos) também estão em alta e devem encontrar vagas sobretudo em fintechs – as startups de investimento, como Banco Neon e Nubank. O salário na área varia entre R$ 7.000 e R$ 13 mil.

4. Produtor de vídeo:
Que o mundo está praticamente 100% digital e visual nós já sabemos (e o sobrinho pequeno que não sai do YouTube está aí para confirmar). Profissionais dedicados a elaborar roteiro + manipular equipamentos + captar + editar são cada vez mais procurados. 
O número de canais com mais de 1 milhão de inscritos na América Latina aumentou 90% em 2018 e, no Brasil, 800 canais atingiram a mesma marca, segundo levantamento do YouTube. 
Tem mais: de acordo com o LinkedIn, o streaming de vídeo (tipo a Netflix) já representa 70% de todo o tráfego na internet (uau!). O salário médio do produtor de vídeo é  R$ 3.400, diz a estimativa da agregadora de dados do mercado Love Mondays.

5. Advogado Digital:
Se em algumas áreas ser multitask é valorizado, em outras, focar em uma expertise é o caminho. Não vai faltar trabalho para o advogado especializado em direito digital em 2019. 
O profissional, com remuneração entre R$ 4.000 e R$ 7.000, é requisitado na resolução de crimes cibernéticos, tais como o uso indevido de imagens, o roubo de informações, o vazamento de fotos e o cyberbullying. 
Está na faculdade ou já atua como advogado e se interessou? Há tanto especialização em direito digital e das telecomunicações, quanto pós-graduação em direito digital e compliance.


Fonte: Rio Vagas

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