domingo, 23 de agosto de 2020

Como preparar um Currículo para Transição de Carreira?



Mudança na área de atuação:

Mudar de carreira é uma decisão que exige coragem e planejamento. Para Diretora Executiva da ABRH-RJ, Clarissa Frossard, é importante fazer uma autoavaliação para saber se o momento é o mais apropriado para fazer essa mudança de percurso. Depois, o candidato deve adequar sua apresentação às novas oportunidades. Não basta mudar o objetivo do seu CV. Tem que reformulá-lo por inteiro! No sumário inicial, mencione, de forma breve, as razões da mudança de carreira.

O principal obstáculo para as pessoas em transição de áreas é a falta de experiência prévia, o que reduz as chances de conseguir a oportunidade. Clarissa afirma que um caminho possível é tentar buscar no repertório profissional competências que mostrem que como pode agregar valor atuando no novo segmento.

A especialista em gestão de carreira Telma Abreu acrescenta que, além de evidenciar habilidades como vontade de aprender e pró-atividade, o interessado deve investir em cursos e trabalhos voluntários que ajudem a demostrar o interesse na mudança. As empresas já perceberam que ter uma equipe diversa é benéfico para o negócio e muitas estão abertas a contratar profissionais em transição... principalmente startups, se vê, por exemplo, pessoas de marketing atuando no comercial; engenheiro de produção trabalhando em finanças; pessoas de administração migrando para em gestão de conflitos.


Formulação de currículos:

Indispensáveis...
Segundo um levantamento feito pelo site Zety, 99,85% dos currículos contêm informações pessoais; 98,33%, experiência de trabalho; 97,25%, educação; 89,81%, as habilidades; e 88,75%, um objetivo...

Para se destacar...
O ponto principal é usar algumas seções adicionais em seu currículo para que os recrutadores possam confirmar suas qualificações...

Seções adicionais...
São exemplos que podem ser usados: idiomas, certificados; atividades adicionais, interesses, softwares, referências, cursos, licenças e publicações...

Soft skills...
As habilidades comportamentais que costumam aparecer nos currículos são: comunicação (11%), liderança (9%), gestão de tempo (8%), resolução de problemas (7%), atendimento ao consumidor (5%), trabalho em equipe (5%), adaptabilidade (4,3%), organização (2%), criatividade (1,7%) e resolução de conflitos (1,6%)...

Hard skills...
Já as habilidades técnicas mais comuns são: Microsoft Office (12%), gestão de projetos (6%), Microsoft Excel (6%), Python (3,8%), Salesforce: (3,6%), Java ( 3%), SQL (2,9%) e Microsoft Word (2,7%)...

Palavras-chave...
Quem busca uma vaga como assistente administrativo deve investir nos termos: “serviço ao cliente” e “gestão de tempo". Já os cientistas de dados devem usar “machine learning”, “big data” e “ciência informação"...


Fonte: Extra Globo

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