sexta-feira, 17 de maio de 2019

Outras competências que também são essenciais


* Formação e desenvolvimento:
Esta competência pode ir desde a identificação de oportunidades de treinamento e desenvolvimento até ajudar os colaboradores individualmente a atualizar seus conhecimentos, também pode envolver o desenvolvimento de habilidades, para que seus funcionários possam ser promovidos ou aumentem suas responsabilidades.
Em uma série de funções, as organizações precisam de um profissional empenhado em desenvolver habilidades da equipe e com disposição de participar na formação e desenvolvimento da sua equipe, identificando de forma proativa oportunidades de treinamento e desenvolvendo as habilidades de seus funcionários através de tarefas relevantes. 

* Ética:
As empresas estão cada dia mais preocupadas com sua reputação e integridade, na prática, isso significa que desvios éticos não são tolerados, assim, profissionais que se destacam por sua lisura e capacidade de zelar pelas normas internas e responsabilidade social estão em alta no mercado.
Esse tipo de característica ganha ainda mais importância em um mundo em que organizações procuram solidificar seus compromissos de responsabilidade social, o respeito às comunidades onde as empresas atuam e o cuidado com meio ambiente, por exemplo, são indispensáveis para negócios modernos. 

* Criatividade:
Profissionais criativos terão a oportunidade de se beneficiar desde cenários de rápidas transformações em produtos, tecnologias e modos de trabalho. Lembre-se: os robôs perdem para nós em criatividade, os robôs ainda não conseguem ter ideias inusitadas e inteligentes ou desenvolver alternativas criativas para resolver problemas. 

* Visão:
A capacidade de ler contextos, identificar oportunidades, prever ameaças e acompanhar as tendências do mercado é uma competência profissional cada dia mais exigida. Isso acontece tanto pelo acirramento da competição entre as empresas como pela aceleração de mudanças no mundo corporativo.
Quem tem visão de mercado consegue antever mudanças na sua área de atuação e, a partir daí, tomar medidas para usá-las como oportunidades de crescimento. Esse profissional também consegue identificar possíveis ameaças ao sucesso do negócio, o que inclui desde as inovações da concorrência até a aproximação de crises financeiras.

* Negociação:
Ser capaz de articular soluções levando em conta os pontos de vistas de diferentes atores é essencial para quem deseja ter sucesso na vida profissional. 
O profissional hábil em negociação precisa, portanto, ser um expert em mediar compromissos e encontrar soluções positivas para os envolvidos. Isso não significa simplesmente vencer uma negociação, mas, também saber a hora de ceder em alguns pontos para ganhar no quadro geral. O poder de negociação não é um instrumento para simplesmente vencer, mas também para gerenciar conflitos e exercitar a visão estratégica.

* Capacidade de julgamento e de tomada de decisões: 
Pessoas hábeis em analisar dados e ambiente e tomar decisões a partir disso já se destacam no mercado e tendem a ser ainda mais disputadas até 2020. 
Um bom líder será sempre bom na tomada de decisões em ambientes de alta complexidade, contexto mais frequente na rotina corporativa, acertar em soluções neste ambiente é meio caminho para o sucesso no mundo dos negócios de acordo com o especialista. 

Sociabilidade: 
Um bom profissional não pode ser apenas um bom líder, ele deve saber lidar com todas as pessoas – inclusive com seus colegas de mesma hierarquia e com seus chefes; pessoas que sabem manter bons relacionamentos interpessoais são muito mais agradáveis como colegas e parceiras. Desenvolva sua sociabilidade se preocupando com o bem-estar daqueles com quem trabalha. 


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