Qualquer pessoa que acesse a internet, independente da constância, tempo de acesso ou quantas vezes na semana, deve ter em mente um conjunto de boas práticas para navegar.
Para se manter protegido é preciso tomar uma série de medidas e prestar muia atenção em alguns pontos, sendo no celular, tablet ou computador, ainda assim estamos vulneráveis e digo mais, essas medidas reduzem, mas, alguma coisa ainda pode escapar.
Vamos lá as medidas mais importantes!
1. Mantenha seu antivírus sempre atualizado em todos os dispositivos:
Invista e atualize regularmente os softwares de antivírus/firewall do computador e do celular, já que são os responsáveis por barrar qualquer tipo de ameaça ao sistema.
2. Investigue o histórico de sites e empresas:
Sempre que precisar incluir algum dado pessoal em qualquer página da internet, verifique se ela é confiável, o básico de uma página é ter o endereço iniciado pelo http:// ou https:// e o ícone de cadeado ou certificado de segurança.Fique atento a promoções, sorteios e outros grandes atrativos, pois, são usados como iscas para que você preencha seus dados em locais perigosos, o phishing é o caminho mais fácil para os cibercriminosos roubarem informações, sempre desconfie de promoções imperdíveis e mesmo que seja redundante, repito, nunca clique em links ou faça downloads apontados nessas mensagens.
3. Busque mais privacidade nas redes sociais:
Páginas como Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok e WhatsApp são excelentes fontes para os criminosos virtuais, por isso, nunca exponha seus dados nas redes e sempre configure a privacidade em suas postagens, tome cuidado com a segurança mesmo em sites e apps que julgue confiáveis.
4. Saiba quais dados estão sendo compartilhados:
Existem vários app's ou sites que fazem varredura geral para saber quais são os dados que algumas plataformas estão divulgando suas informações, um desses sites é o Jumbo, o único problema é que ele é pago.Entretanto, sites podem rastrear suas informações e dados pessoais e a plataformas DuckDuckGo que é concorrente do Google oferece buscas diárias e todas as pesquisas de forma privada, sem que nenhum site colete suas informações com cookies ou rastreadores.
5. Tenha cuidado ao acessar redes Wi-Fi públicas:
Sabe quando você chega ao shopping ou a uma cafeteria e lá se depara com uma plaquinha brilhando aos olhos Wi-Fi grátis?Pois bem, caso a rede não tenha segurança na troca de dados, é bem provável que algum cibercriminoso interceptar a informação e invada seu aparelho e roube suas informações.Se você tem o hábito de armazenar documentos na nuvem, é bom prestar muita atenção ao acesso deles enquanto estiver na rede pública.
6. Mantenha sempre suas senhas atualizadas:
- Crie senhas fortes, com letras maiúsculas e minúsculas, intercaladas a números e símbolos e para cada conta uma senha diferente.- Nunca em hipótese alguma repita senhas.- Evite utilizar somente letras ou somente números e palavras fáceis.
7. Ative os sistemas de validação dupla:
Sistemas de validação dupla ou autenticação de dois fatores garantem maior proteção aos seus dados. Funciona assim: dois passos são necessários para completar uma operação feita pela internet.
8. Leia a política de privacidade:
Confirme a existência de tratamento das informações coletadas e se são coletadas o motivo pelo qual seus dados estão sendo coletados (finalidade) e quanto tempo seus dados serão eliminados;Entidades públicas e privadas devem informar com quem realizou uso compartilhado dos dados;Informar sobre o que fundamenta a coleta dos dados (a sua base legal);Quando a coleta dos dados for baseada no consentimento, deve ser informado sobre a possibilidade do não fornecimento e das consequências disso, além da possibilidade de revogação do consentimento no futuro.
9. Use janelas anônimas nos navegadores:
Fuja dos cookies, que armazenam temporariamente suas informações e navegue de forma anônima, ao abrir uma janela anônima, nada será registrado e você não deixará rastros.Entretanto, só essa medida não é suficiente, já que ela vai evitar o histórico de navegação, não vai registrar seus downloads, logins, senhas, dados preenchidos e vai evitar os anúncios personalizados de acordo com suas buscas, mas, permitirá baixar arquivos e alguns sites tem conseguem burlar essa barreira, além de que se estiver em um computador com Administração de TI, ele pode ter configurado um software Keylogger (veremos a frente o que é).
10. Desligue os dispositivos que não estiver usando:
Terminou de usar o computador, tablet, celular ou qualquer outro dispositivo conectado, feche o que abriu, desconecte tudo e desligue.Ao sair, não se esqueça de:
Fazer logout
Limpar seus rastros
Desativar contas que você não utiliza mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário