quinta-feira, 6 de julho de 2023

Subgrupos dos Hackers


Fonte da imagem: wikipedia

Algumas pessoas se valem de práticas duvidosas para alcançar o que é considerado um “bem maior”. Por isso, os hackers também se dividem em subgrupos, que são:

White Hats (Chapéu Branco)

São os hackers interessados em segurança e que, em boa parte das vezes, utilizam suas habilidades em favor de empresas. Esses hackers são 100% éticos em suas ações. Nesse sentido, eles são contratados por empresas para ocupar cargos de analista de sistemas, especialistas em TI, entre outros.
Volta e meia, navegadores, softwares e sistemas operacionais lançam pacotes de atualizações para corrigir brechas de segurança. Normalmente, essas brechas de segurança são descobertas pelos hackers White Hats.

Black Hats (Chapéu Preto)

São os hackers que burlam sistemas e são especializados em invasões maliciosas de sites, quase sempre com intenções duvidosas. Esses também são malvistos por seus colegas, inclusive sendo considerados tão criminosos quanto os crackers.

Gray Hats (Chapéu Cinza)

Os gray hats, assim como os white hats, são muito bem-intencionados. Contudo, acabam se perdendo um pouco na ansiedade de fazer valer sua vontade de ajudar, usando ações que podem ser eticamente questionáveis. Um exemplo é quando eles realizam testes de segurança em uma rede de computadores antes de pedir permissão aos envolvidos.

Script Kiddies

Os script kiddies são pessoas que têm pouco ou nenhum conhecimento sobre hacking. Eles atuam utilizando os recursos desenvolvidos por outros profissionais para cometerem crimes (são crackers, portanto).

Phreakers

Os phreakers são os crackers especializados na área de telefonia e dispositivos móveis. Assim, fazem mau uso das linhas telefônicas fixas ou móveis, também para causar dano ou obter vantagens para si.

Fonte da matéria acima: www.rickweb.com.br 

Nenhum comentário: