domingo, 17 de março de 2019

Como escolher uma carreira?


É normal e natural que muitos jovens ao saírem do Ensino Médio ainda estejam cheios de dúvidas sobre qual carreira seguir, alguns tomam precipitadamente a decisão influenciados por seus pais, mas, esquecem que quem seguirá na carreira são eles mesmos, os pais ficarão super felizes porque seus filhos seguiram suas carreiras e por sua vez, nem sempre os filhos poderão ficar satisfeitos com tal decisão.

Esse é um passo muito importante que cada jovem deve tomar sozinho, pode ter uma ajudinha de familiares e amigos, mas, quem deve decidir é o jovem, para que não inicie os estudos e quando enfim começar a trabalhar perceba que escolheu errado, se tornando um profissional frustado, se submetendo a salários baixos, a qualquer cargo, não sabendo o propósito de vida, tendo então que fazer transição de carreira, esta, a transição de carreira nunca é fácil, pois, muitos poderão perceber depois de anos de trabalho que escolheram errado, o que pode acarretar muita dor de cabeça.

Muitas escolas no final do Ensino Médio levam profissionais de diversas áreas para fazerem palestras, para contarem um pouco do que fazem, quais são as chances de serem bem sucedidos, como é o mercado, a concorrência, etc, tem escolas que também oferecem Testes Vocacionais e possuem psicólogos treinados no corpo da escola.


Enfim, para começar você deve:


1º - Se conhecer bem:

Escreva, faça uma lista de seus objetivos e o que espera para a vida, reflita sobre o que acha importante, quais seus valores, seus interesses, como é sua personalidade.

2º - Conheça suas habilidades:
Perceba em atividades do dia-a-dia como se comporta, se gosta de liderar, se gosta de ser liderado, se gosta de ajudar, dividir tarefas, trabalhar em grupo, etc.

3º - Teste Vocacional:
Faça testes, na internet existem vários que podem lhe dizer quais as profissões que se encaixam mais no seu perfil e outros testes servem para dizer qual seu perfil (teste aqui seu perfil).

4º - Faça uma lista de algumas opções de carreira:
Seja verdadeiro, coloque todas as profissões que lhe interessa, como se vê no trabalho.

5º - Pesquise as profissões:
Comece a pesquisar sobre elas, vá a feiras para conversar com profissionais da área, a partir de então vá riscando as que menos se adéqua ao seu perfil.

6º - Conheça o mercado de trabalho:
Saber quais as profissões estão em alta no mercado e aquelas já saturadas pode ser muito útil, você deve ter em mente que o mercado está em constante mudança e o cenário apresentado hoje pode ser diferente após você se formar e começar a atuar na área escolhida, não decida por qual profissão ganha mais, decida com o coração, veja a qual se encaixa mais, a remuneração nem sempre deve vir em primeiro lugar, você deve gostar do que faz.

7º - Decida e comece a estudar:
Nem todas as profissões possuem cursos técnicos, mas, para algumas como a Administração existe o curso técnico, então, assim que decidir, antes de entrar numa faculdade, opte por fazer um curso técnico, a maioria deles é de curta duração, 6 meses, 12 meses, e assim, comece logo a trabalhar na área, aceite trabalhos como auxiliar ou aprendiz, dessa forma, você terá noção de como será seu futuro trabalhando na área.
.

Nenhum comentário: