segunda-feira, 18 de março de 2019

Flexibilidade e rigidez. Ser bambu ou ser carvalho?



O bambu e o carvalho

Condoo-me de você, disse orgulhoso o carvalho (carvalho é uma árvore robusta que fornece uma madeira nobre e resistente) a um caniço de bambu; mal sopra branda aragem (ventinho à-toa) e aí está a inclinar-se, a tremer, a humilhar-se e dobrar-se. Faça como eu - por mais rijo, forte que sopre o furacão, oponho-me altivo, obrigo-o a quebrar-se de encontro a mim, a desviar-se.

— Quisera fazer assim, mas não posso, respondeu o caniço; você é robusto, e eu fraco, suas raízes enterram-se rijas pela terra adentro, as minhas espalham-se pela superfície... O carvalho sorriu, desdenhoso e sobranceiro. Subitamente levanta-se uma formidável ventania, um furacão. O carvalho quer resistir; porém, com o seu ímpeto, o furacão o arranca pelas raízes; o caniço, porém, havia vergado, havia-se inclinado até o chão, e quando passou o tufão, reergueu-se sem ter sofrido dano algum.

Moral da história: quando sopra o vento da adversidade, os soberbos quebram-se, os humildes pouco sofrem, hoje para se tornar vitorioso no mercado de trabalho todo profissional tem que ser flexível, humilde e aceitar as intempéries da vida.

Você não precisa ser perfeito, só precisa ser resiliente.
Esta é a maior lição do bambu.

Fonte do texto: Blog Professor Joaquim

Características do Bambu:
Além de ser altamente renovável, o bambu é um eficiente sequestrador de carbono, apresenta excelentes características físicas, químicas e mecânicas, é o recurso natural que se renova em menor intervalo de tempo, não havendo nenhuma outra espécie florestal que possa competir com ele em velocidade de crescimento e de aproveitamento por área.

Fonte do texto: Wikipedia

Veja mais sobre o Bambu em Jornal do Empreendedor.


Nenhum comentário: