quarta-feira, 26 de junho de 2019

Categorias diferentes de objetivos profissionais

Fonte da imagem: Universia

Antes de decidir o que colocar no objetivo do currículo, vale a pena entender as principais categorias que classificam esse campo da apresentação profissional:

1. Quando você sabe qual é o cargo disponível
No caso em que você viu um anúncio para uma vaga específica, é adequado colocar o cargo nos objetivos, dentro dos modelos já demonstrados acima.
Isso valoriza o seu passe, já que você não aceitaria qualquer vaga disponível, e mostra que houve uma preocupação de personalização do currículo.

2. Quando você sabe apenas a área, mas não o cargo
Se você não tem certeza do cargo específico para a qual a empresa está contratando, é válido mencionar apenas a área de atuação no objetivo profissional.
Afinal, talvez você aceite mais de um tipo de emprego naquele ramo de atuação ou tenha competências que o credenciem a diferentes funções. Essa medida é especialmente interessante se você cadastrar o currículo no site da empresa ou em uma agência de empregos.

3. Quando se está buscando o primeiro emprego
Para quem ainda não tem uma experiência profissional, mencionar o desejo pela oportunidade de aplicar conhecimentos adquiridos em um curso pode ser interessante.
Essa atitude demonstra, ao empregador, que você está se candidatando não apenas a um emprego, mas a uma possibilidade de se destacar e se aperfeiçoar na área.


O que colocar no objetivo do currículo: dicas extras
Como vimos, o que colocar no objetivo no currículo depende muito da vaga e da empresa para a qual você está se candidatando. Para reduzir a margem de erro nessa hora, vale lembrar de um princípio básico do currículo: ele resulta na primeira impressão que o empregador terá de você. Ou seja, um erro gramatical pode ser fatal.

Mas esse é um caso extremo. Até um objetivo vago demais pode eliminar o candidato.

Os avaliadores utilizam inúmeros filtros para selecionar uma parcela pequena dos profissionais que passarão à próxima fase do processo seletivo. Por isso, não dá para agir com desleixo em um item aparentemente simples.

O ideal, portanto, é se preparar não apenas para redigir o currículo, mas também para encarar a seleção em um patamar altamente competitivo.

Fonte: SB Coaching

Nenhum comentário: