quarta-feira, 26 de junho de 2019

O que não escrever como objetivo profissional no currículo

Fonte: Rio Vagas

Confira 5 erros comuns na hora de redigir os objetivos profissionais no currículo:

1. Fazer Afirmações Genéricas:
Um dos erros mais comuns que os candidatos cometem é colocar, no objetivo, uma afirmação genérica e pessoal, como “desejo me desenvolver profissionalmente”.
Esse tipo de informação aparece em centenas de currículos que serão avaliados pelo analista de Recursos Humanos. Assim, sua candidatura não vai se diferenciar das outras e pode até ser preterida, dependendo dos filtros utilizados nessa primeira etapa de seleção.

2. Excluir Outras Vagas:
Algumas vezes, o candidato não se dá conta de que seu perfil pode interessar para diferentes vagas da empresa. Então, na hora de estabelecer seu objetivo profissional, ele menciona exclusivamente um dos cargos ou uma das funções.
Assim, na primeira avaliação do currículo, o analista de Recursos Humanos vai descartá-lo para outras vagas que também poderiam ser interessantes para o profissional. Afinal, se você expressa especificamente que deseja trabalhar como redator de mídias sociais, por que o avaliador deveria considerá-lo também para a vaga de editor de e-mail marketing?

3. Usar Frases de Efeito, veja exemplos:
  • “Quero revolucionar o setor de comunicação da empresa”
  • “Busco me tornar um profissional excelente”
  • “Pretendo desenvolver meus conhecimentos”
  • “Almejo contribuir para o crescimento da empresa”
  • “Realizar meu trabalho com responsabilidade”
  • “Aspiro uma vaga nessa renomada organização”
  • “Quero somar ao time”
  • “Pretendo me dedicar 100% à organização”
Frases como essas não soam bem aos recrutadores. Por isso, antes de escrever, tente usar a inspiração para conceber uma mensagem única, que tenha a ver com a sua visão da empresa ou da área de atuação.

4. Usar a Expressão “a Critério da Empresa”:
Aceitar trabalhar em qualquer cargo, deixando “a critério da empresa”, é uma falha grave no currículo. Hoje em dia, quanto mais personalizada for essa apresentação, melhor.
Os empregadores têm procurado profissionais seguros, que sabem desempenhar uma função com excelência. E um profissional com esse perfil certamente não deixaria suas atribuições a cargo da empresa.

5. Escrever “Em Qualquer Coisa”:
A palavra “coisa”, por si só, já não é muito agradável. Além disso, lembre-se de que os empregadores não gostam de ser lembrados por trabalharem com “coisas”. Eles trabalham com produtos ou serviços, por meio de seus departamentos e equipes de profissionais.
Utilizar a frase “em qualquer coisa” desvaloriza muito seu currículo. Além de não ser um trato muito educado com a empresa, mostra que o candidato não possui objetivos, pois não sabe bem o que deseja fazer.
É verdade que, em tempos de crise, mesmo os profissionais mais qualificados aceitam desempenhar funções que não estejam ligadas à sua formação. Contudo é importante ter um currículo bem direcionado para chamar a atenção dos analistas de Recursos Humanos.

Nenhum comentário: