segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Filmes sobre proteção de dados

Fonte da imagem: flaticon.com


Já parou para pensar em sua Proteção de Dados?
Como anda sua segurança na internet?
 Navega em sites perigosos? 

Então, prepare-se para uma descoberta sobre o mundo da WEB.

Para entender melhor o submundo da internet, indico-lhe assistir com muita atenção alguns filmes descritos abaixo, assista de mente aberta sem armaduras ou receio.
Para que se prepare, coloquei as snopse's e onde assistir.
Além de é claro, informar se está inglês, português ou dual áudio.

Pegue a pipoca e assuste-se.

O melhor dos filmes descritos abaixo 👇

SNOWDEN - HERÓI OU TRAIDOR - (2016)

Edward Snowden, ex-funcionário terceirizado da Agência de Segurança dos Estados Unidos, torna-se inimigo número um da nação ao divulgar a jornalistas uma série de documentos sigilosos que comprovam atos de espionagem praticados pelo governo norte-americano contra cidadãos comuns e lideranças internacionais.
- Ele 
foi responsável por tornar público todos os detalhes de vários programas que constituem o sistema de vigilância global da NSA americana.
- O filme mostra como foi a vida de hacker no meio de seu trabalho com o governo americano e como ele conseguiu sair do complexo da NSA com as informações escondidas.

👀⇝ 134 minutos, áudio em português, disponível em 
YouTube.


Bom filme, mas, um pouco depressivo por conta da personalidade arrogante e psicopata do Julian Assange⏬

O QUINTO PODER - (2013)

- É um filme norte-americano baseado em fatos dos gêneros suspense e drama biográfico.
- Baseado nos livros Inside WikiLeaks: My Time with Julian Assange at the World's Most Dangerous Website, de Daniel Domscheit-Berg e WikiLeaks: Inside Julian Assange's War on Secrecy, de David Leigh e Luke Harding.
- Ao fundar o polêmico website WikiLeaks, Julian Assange contou com o apoio do amigo Daniel Domscheit-Berg para se 
tornarem cães de guarda secretos dos privilegiados e poderosos.
- Com um pequeno orçamento, criam uma plataforma que permite o vazamento de dados sigilosos por delatores de forma anônima, lançando uma luz no obscuro recesso de segredos governamentais e crimes corporativos, mas, quando obtêm acesso à maior coleção de documentos de inteligência confidenciais da história dos EUA, brigam entre si e contra uma questão que define o nosso tempo: qual é o custo de guardar segredos em uma sociedade livre — e qual é o custo de expor pessoas inocentes?

- Com a mudança agravada da personalidade do Assange, o filme mostra seu verdadeiro eu como psicopata e maníaco, a relação entre os dois acabou bastante abalada.

👀⇝ 128 minutos, áudio em português, disponível em Youtube.


Demais filmes sobre proteção de dados. VOCÊ ESTÁ SEGURO? 😱😨😰

👉 PRIVACIDADE HACKEADA (2019)

- Entenda como a empresa de análise de dados Cambridge Analytica se tornou o símbolo do lado sombrio das redes sociais após a eleição presidencial de 2016 nos EUA.
- Dados, indiscutivelmente o bem mais valioso do mundo, estão sendo armados para travar guerras culturais e políticas.
- Este documentário detalha o escândalo que assolou o Facebook e gerou impacto na eleição de Donald Trump. O caso Cambridge Analytica tem levantado debates em todo o mundo sobre proteção de dados e métodos de interferir nas disputas presidenciais por meio das tecnologias, colocando democracias em risco.

👀⇝ 114 minutos, dual áudio, disponível em Mega Filmes (infelizmente esse site apresenta muitas janelas pop-up, por isso, recomendo usar uma extensão confiável de "bloqueador de anúncios").


👉 O DILEMA DAS REDES (2020)

- Especialistas em tecnologia e profissionais da área fazem um alerta: as redes sociais podem ter um impacto devastador sobre a democracia e a humanidade.
- Este documentário explica como é feito o uso de dados dos usuários para análises preditivas de comportamento, além do uso da inteligência artificial nas redes sociais.
- Pessoas por trás do Google, Twitter, Facebook, Instagram e YouTube revelam como essas plataformas estão reprogramando a civilização, expondo o que está escondido no outro lado da tela.

👀⇝ 94 minutos, áudio em inglês, legendas em português, disponível em Seu Filme.


👉 O CÓDIGO BILL GATES (2019)

- É uma minissérie de três episódios, trás uma série de entrevistas e imagens de arquivos com Bill Gates e Melinda Gates, criação da Microsoft, percalços vividos pelo casal frente a vida pessoal e profissional e a filantropia da Fundação Bill e Melinda Gates.
- Narra o visionário da tecnologia à medida que ele busca soluções únicas para alguns dos problemas mais complexos do mundo com o mesmo nível de otimismo, curiosidade e fervor que inspiraram sua visão original para a Microsoft. O documentário mostra quais foram as influências da criação da Microsoft e como Bill Gates vê o futuro da humanidade com o avanço da tecnologia.

👀⇝ 157 minutos, dual áudio, disponível em Mega Filmes (infelizmente esse site apresenta muitas janelas pop-up, por isso, recomendo usar uma extensão confiável de "bloqueador de anúncios").


👉 SUJEITO A TERMOS E CONDIÇÕES (2013)

- O que acontece quando o usuário clica em "aceitar" um contrato de termo de uso na internet?
- Esse documentário busca revelar o que vem sendo feito pelas corporações e os governos que possuem acesso ilimitado as informações dos usuários através de bancos de dados em computadores e celulares, permitidos de serem acessados ao se clicar "aceitar" em um termo de uso.
- Certamente você tem dezenas de cadastros espalhados pela internet: e-mails, redes sociais, drives, aplicativos, lojas virtuais, no entanto, você já parou para ler todas essas políticas de privacidade e termos de uso antes de clicar em “aceitar”?
- O documentário investiga o conteúdo e as alterações dos contratos que costumamos ignorar em sites como Google, Apple e Facebook.

👀⇝ 58 minutos, áudio em inglês, legendas em português, disponível em Youtube.


👉 A CIDADE MAIS PERIGOSA DA INTERNET (2015)

- Produzido pela Norton, este curta busca informar e conscientizar as pessoas sobre a existência, meios e propagação do cibercrime ao redor do mundo.
- É apresentada a cidade romena conhecida como “Hackerville”, a cidade mais perigosa da internet.
- Tinkode, Iceman, Guccifer e Kevin Hale, grandes figuras do hacking, são convidados a falar sobre suas invasões, perigos e benefícios de suas práticas.

👀⇝ 20 minutos, áudio em inglês, legendas em português, disponível no YouTube.


👉 CIDADÃOQUATRO (2014)

- Além de múltiplos trechos de entrevista com Snowden, o documentário explora a tentativa dos Estados Unidos de trazê-lo de volta para o país para ser julgado pelo vazamento das informações, além, é claro, do processo que levou Snowden a permanecer refugiado na Rússia.

👀⇝ 113 minutos, áudio em inglês, legendas em português, disponível no YouTube.


👉 DEEP WEB (2015)

- Este documentário traz uma abordagem a respeito da Deep Web, um espaço oculto, descentralizado e criptografado da internet.
- Um ambiente fora do alcance de mecanismos de busca tradicionais e conhecido pelas transações ilegais que costumam acontecer entre seus usuários.
- O filme Deep Web explora esse espaço cinzento da internet e explica detalhes sobre seu funcionamento, tratando de temas como política, bitcoin e a história da infame Silk Road, mercado anônimo de produtos ilícitos.

👀⇝ 89 minutos, áudio em inglês, legendas em português, disponível no YouTube.


👉 NOTHING TO HIDE (2017)

- Este documentário tem como objetivo desconstruir o argumento de “não tenho nada a esconder” que boa parte do público usa para justificar a aceitação da vigilância online em nossas vidas e dados.
- Contando histórias de pessoas reais que foram afetadas pela vigilância promovida por corporações e governos.
- Nothing to Hide explora a ideia de que a privacidade é um bem precioso demais para se abrir mão em nome de conveniências do mundo moderno.

👀⇝ 86 minutos, áudio em inglês, legendas em vários idiomas, dentre eles português, disponível no Peertube.


👉 CODE 2600 (2012)

- Code 2900 documenta a trajetória da era da informação e da tecnologia através de eventos e pessoas que ajudaram a construir e manipulá-la ao longo do tempo, o documentário aborda a importância da proteção de dados, mostra como o hacking passou de hobby para profissão e explora o impacto que essa nova conectividade tem em nossa habilidade de continuar humanos enquanto mantemos nossa segurança e privacidade.

👀⇝ 82 minutos, áudio em inglês, sem legendas disponíveis, disponível no YouTube.


👉 THE DEFENDERS (2018)

- The Defenders é um documentário que conta os bastidores de quatro grandes ciberataques dos últimos anos, sendo eles: ao The New York Times, ao Sony Pictures, ao transporte público de São Francisco e as ameaças às Olimpíadas de 2012.

👀⇝ 66 minutos, duas partes, áudio em inglês, sem legendas disponíveis, disponíveis em:
     ⇝ parte 1 - Youtube.
     ⇝ parte 2 - Youtube.


👉 WE STEAL SECRETS ou tradução literal: ROUBAMOS SEGREDOS - A HISTÓRIA DO WIKILEAK (2013)

- Vai da ascensão a queda de Julian Assange, o criador do WikiLeaks.
- Através do infame website, Assange ajudou denunciantes a divulgar segredos governamentais embaraçosos para o mundo, uma dessas figuras, Chelsea (ex-Bradley) Manning, levou a um dos maiores vazamentos de segredos militares da história americana.
- O documentário acompanha Assange desde um suposto ataque cibernético à NASA em 1989 até seu exílio após acusações de agressão sexual, elogiado como um herói da verdade e difamado como um sabotador contra a segurança nacional, o filme examina o WikiLeaks e o seu fundador de todos os ângulos.
- We Steal Secrets analisa o paradoxo de um ser humano, um indivíduo profundamente reservado que, no entanto, adorava expor os segredos de algumas das entidades mais poderosas do mundo.

👀⇝ 128 minutos, áudio em inglês, sem legendas disponíveis, disponível no Archive.


👉 O MENINO DA INTERNET: A HISTÓRIA DE AARON SWARTZ (2014)

- A história do ativista de internet e pioneiro de programação Aaron Swartz a partir de sua adolescencia, seu envolvimento com o RSS, a fundação do Reddit, e seu crescente interesse na defesa política relacionada a Cultura Livre.
- O filme ainda explora sua prisão, as táticas da acusação a fundamentar seus supostos crimes.

👀⇝ 105 minutos, áudio em português, disponível no YouTube.


👉 NÓS SOMOS LEGIÃO - A HISTÓRIA DOS HACKTIVISTAS

- Aquilo que começou como uma brincadeira on-line de jovens anônimos em sites como 4Chan evoluiu para um movimento (h)activista que provou o seu poder enfrentando adversários poderosos como a Igreja da Cientologia, a Sony e o FBI, antes de tomar as ruas e se tornar o movimento Occupy.
- Em apoio ao Wikileaks, conseguiram travar os sites do Pay Pal e Visa e ofereceram o seu apoio e conhecimento para os jovens da Tunísia, Egito e Irã na Primavera Árabe.
- O documentário revela a sua história desde o início, desmascarando alguns dos seus ativistas para realizar entrevistas.

👀⇝ 95 minutos, áudio em inglês, legenda em português, disponível em Youtube


👉 TPB AFK: THE PIRATE BAY AWAY FROM KEYBOARD

- É um dia antes do início do julgamento. Fredrik coloca um computador em um Volvo velho e enferrujado. Junto com seus cofundadores do Pirate Bay, ele enfrenta US$ 13 milhões em reivindicações de danos a Hollywood em um caso de violação de direitos autorais.
- Fredrik está a caminho para instalar um novo computador no salão do servidor secreto. É aqui que está escondido o maior site de compartilhamento de arquivos do mundo.
- Quando o prodígio hacker Gottfrid, o ativista da Internet Peter e o nerd das redes Fredrik são considerados culpados, eles são confrontados com a realidade da vida offline - longe do teclado, mas, no fundo dos centros de dados obscuros, os computadores clandestinos continuam a duplicar ficheiros silenciosamente. Uma apresentação do FilmBuff.

👀⇝ 82 minutos, áudio suéco, legenda apenas em inglês, disponível em Youtube


👉 O SURGIMENTO E A ASCENSÃO DO BITCOIN

- Daniel, um programador de 35 anos que mora em Pittsburgh, leva uma vida agitada, além de administrar o trabalho, o casamento e cuidar de três filhos pequenos, Daniel passa a maior parte do seu tempo envolvido em tudo que esteja relacionado ao Bitcoin.
- Quando descobriu o Bitcoin em 2011, seu amor e obsessão pela cripto-moeda despertou e lhe revelou um mundo desconhecido de possibilidades a serem exploradas. 

👀⇝ Não localizei nenhum serviço de streaming para reprodução.


👉 CODE GIRL

- A história não contada das mulheres americanas que quebraram códigos na Segunda Guerra Mundial.
- Na tradição de Hidden Figures e The Girls of Atomic City, Code Girls de Liza Mundy é a história surpreendente e não contada das jovens americanas que decifraram os principais códigos do Eixo, ajudando a garantir a vitória dos Aliados e revolucionando o campo da criptoanálise.
- Uma sessão de autógrafos seguirá o programa. 

👀⇝ 60 minutos, áudio inglês, legenda apenas em inglês, disponível em Youtube


👉 DOWNLOADED - A SAGA DO NAPSTER

- O documentário do diretor Alex Winter relembra o lançamento inovador do Napster e as batalhas legais que afundaram a empresa.
- Downloaded se concentra em dois amigos adolescentes, Shawn Fanning e Sean Parker, que criaram uma start-up inovadora na Internet enquanto estavam na faculdade, desistiram e se mudaram para o norte da Califórnia para lançar sua empresa.

👀⇝ Não localizei nenhum serviço de streaming para reprodução, apenas 14 minutos no Youtube

Nenhum comentário: