sábado, 18 de novembro de 2023

Para que servem os keyloggers e como são usados?

Fonte da imagem: https://www.flaticon.com/br/


Por que os keyloggers são usados?

Esse tipo de software não é proibido, principalmente por ser legitimamente usado por empresas para poderem rastrear e analisar o que os seus colaboradores fazem nos seus horários de expediente e fora quando o computador/notebook fica em poder do funcionário, o que significa que existem muitos programas de keylogging legais e não maliciosos no mercado.

Mas, ultimamente esses programas de computadores vieram sendo popularmente usados para fins com motivos não legítimos para crimes cibernéticos.

Os keyloggers podem também ser usados por empresas para solucionar problemas técnicos em sistemas e redes ou monitorar possíveis delatores, parceiros desconfiados e pais preocupados são outro mercado para esse tipo de software.

Malware keylogger é um software maligno instalado por um cibercriminoso desconhecido para espionar pessoas online, da mesma forma que o rastreamento da web segue você pela internet, os keyloggers seguem precisamente o que você digita.


Os keyloggers são perigosos?

Keylogger é um tipo de spyware que transforma o teclado em um informante secreto, tudo que for digitado no teclado será transmitido para outra pessoa, pode significar digitação de tecla real ou invadir a webcam para registrar os movimentos do seus dedos.

Keyloggers são perigosos porque roubam informações pessoais, senhas e dados sigilosos assim que são digitados, entretanto, não confunda com a impressão digital do navegador, a finalidade do keylogging não é reunir informações para ter uma ideia do que você pesquisa, é roubar informações, pois, o cyber criminoso quer saber apenas o que você digita.

Uma ilustração que representa o malware keyloggerFonte da imagem: Avast


A boa notícia é que os keyloggers podem ser detectados com software antivírus, que inclusive pode ser uma versão gratuita.
Um software antivírus confiável funciona como um detector de keylogger enquanto escaneia o dispositivo para localizar todos os tipos de malware, ao mesmo tempo, que ele impeça que novas infecções por malware cheguem ao seu dispositivo.

Nem todos os keyloggers são software: alguns são um componente físico conectado ao computador, como um anexo do cabo ou teclado, o hardware de keylogging pode ser removido simplesmente ao desconectar ou remover o dispositivo físico.

Mesmo que uma ferramenta de remoção de spyware possa detectar um registrador de digitação, é bom evitar esse tipo perigoso de malware, por isso, para começar, é importante saber como um keylogger entra no seu dispositivo.


Como os keyloggers infectam seu dispositivo?

Os hackers usam frequentemente métodos de engenharia social para infectar as vítimas com keyloggers, a maneira mais fácil de um keylogger infectar o dispositivo é quando um anexo de e-mail malicioso ou um SMS é aberto ou ao acessar um site infectado.

Depois de clicar em um link infectado, abrir um anexo infectado ou acessar um site de phishing, o keylogger faz um download automático no seu dispositivo.

Usar uma ferramenta de remoção de spyware para PC, um aplicativo de remoção de spyware para IOS ou oara Android e aprender como remover spyware é a melhor maneira de detectar e lidar com uma infecção por keylogger.

Proteja seu dispositivo contra keyloggers com software antivírus confiável, keyloggers podem se infiltrar no seu computador sem que você suspeite de nada, com um detector de keylogger e uma ferramenta de remoção, você sempre terá proteção. 

by Angélica Kadja.

Nenhum comentário: