quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

6 habilidades essenciais para o mercado de trabalho

Competências que podem alavancar sua carreira, mas, que não são contempladas nos moldes tradicionais de ensino



Algumas habilidades importantes, como liderança, oratória, inteligência emocional, produtividade e persuasão, não são ensinadas nos moldes de educação tradicional, mas, são essenciais para profissionais que querem se destacar na carreira ou no próprio negócio. 


1. Metas e produtividade:
Tudo começa com o estabelecimento das metas, elas são importantes para mostrar – e lembrar – uma direção, precisam estar sempre alinhadas com o propósito e objetivos de longo prazo, sem uma meta bem estabelecida, o profissional fica como um barco perdido no mar: está a deriva e não sabe para onde ir, é muito mais fácil traçar o caminho errado, e o pior: sem nem se dar conta disso.
Metas claras mantém os profissionais em movimento e são uma ótima base no momento de tomar as melhores decisões.

2. Ter inteligência financeira:
A inteligência financeira não está ligada a grande quantidade de dinheiro na conta bancária, mas, sim em planejamento, por ter uma maior estabilidade, o profissional que aplica inteligência financeira consegue fazer escolhas com maior autonomia, sem as amarras de boletos.

3. Erro e aprendizado:
Uma ideia original tem a sua possibilidade de erro e consequentemente, os erros estão fortemente ligados ao aprendizado, todas as pessoas de sucesso também falharam, ainda assim, desde cedo as pessoas são programadas para achar que errar é ruim.
Na escola aprende-se que só existe uma resposta certa para cada pergunta, portanto, há a necessidade do fortalecimento de uma cultura que mostre o potencial construtivo do erro, o primeiro passo para a evolução de uma postura mais assertiva diante dos obstáculos é aceitá-lo.

4. Boas relações e capacidade de comunicação:
A sociabilidade é uma característica inerente do ser humano e ter bons relacionamentos interpessoais só traz vantagens no mercado de trabalho, por mais qualificado que seja, a falta de habilidades comunicativas pode ser uma desvantagem para o profissional, se expressar de maneira coerente e clara é o primeiro passo para alavancar a carreira e suas ideias.

5. Marketing básico:
O marketing é necessário em diversas profissões, principalmente para alcançar metas, por mais que o profissional seja competente no que faz, se seu trabalho não for reconhecido ou visto, a consolidação de sua carreira pode ser mais devagar.

6. Autoconhecimento e inteligência emocional:
Como lidamos com os problemas faz a diferença na vida pessoal e profissional, não é recomendável procrastinar ou ignorar essas situações complicadas, esses problemas podem se transformar em circunstâncias desgastantes e complexas, para lidar com esses momentos, é necessário que o profissional una autoconhecimento com inteligência emocional.


Nenhum comentário: