A escolha certa de palavras pode valorizar suas habilidades e experiências, ampliando suas chances de conseguir um emprego
Se você está se perguntando que diferença uma palavra pode fazer, considere essas duas respostas:
- “Ajudei a criar ideias para campanhas em meu cargo anterior”
- “Gerei ideias que foram usadas em campanhas bem-sucedidas em meu cargo anterior”
Qual dessas duas respostas causará uma melhor impressão? Ambas são satisfatórias, mas, uma delas transmite realizações significativas, na primeira resposta, a palavra “ajudei” é vaga, para um entrevistador, isso poderia significar que você apresentava boas ideias, mas, também poderia significar que você era um participante quase silencioso em uma teleconferência para discutir a campanha, já segunda resposta, substitui “ajudei” por “gerei“, que é uma opção mais ativa, além disso, o uso do adjetivo “bem-sucedidas“, explicita que o candidato não dava apenas ideias, mas boas ideias, que foram postas em prática com sucesso.
Suas palavras durante uma entrevista transmitirão uma impressão sobre você e sobre suas habilidades, portanto, ao praticar sua próxima entrevista, tenha em mente a escolha de palavras. Separamos cinco grupos de palavras e frases que você pode integrar às suas respostas:
1. Responsabilidade:
Durante uma entrevista, é sempre bom demonstrar que você é responsável, você quer mostrar aos empregadores que está pronto para o cargo e não apenas executará suas funções, como também o fará dentro do prazo e nos padrões estabelecidos.
- Realizar
- Coordenar
- Detalhista
- Eficaz
- Eficiente
- Prático
- Cumpriu o prazo
- Satisfaz os pedidos do cliente
- Na hora
- Organizar
- Preparar
- Providenciar
- Reorganizar
- Resultado
- Solucionar
- Apoio/suporte
- Jogar pela equipe
2. Palavras que refletem os valores da empresa:
Quer mostrar ao empregador que você se encaixa na empresa? Utilize sinônimos de palavras que a empresa usa para se descrever. Mesmo que os entrevistadores não percebam conscientemente, isso causará uma impressão sutil e positiva. É bom usar sinônimos (quando possível), no lugar da própria palavra, para não soar como se você tivesse memorizado a descrição da empresa.
Se você sabe de qual empresa é o processo seletivo que você está concorrendo, é importante pesquisar sobre a organização e demonstrar isso na entrevista, examine, por exemplo, o site da empresa e a página “Sobre nós”, assim como as redes sociais.
3. Paixão:
Uma das coisas que os entrevistadores tentam descobrir é se você só vai aparecer, cumprir seu horário e fazer o trabalho determinado, ou se você realmente se preocupa em executar suas funções da melhor maneira. As pessoas que estão realmente interessadas obtêm resultados superiores e podem sugerir ideias que melhoraram aspectos da empresa.
- Entusiasmado
- Interessado
- Apaixonado
- Motivado
4. Liderança:
Você passará por uma entrevista para um cargo de liderança? Nesse caso, é particularmente importante usar verbos ativos e fortes. Mostre como você liderou equipes e projetos e assuma os resultados e conquistas.
- Acelerar
- Realizar
- Construir
- Coordenar
- Entregar
- Desenvolver
- Eu lidei com…
- Iniciativa
- Inovação
- Negociar
- Plano, planejar, planejamento
- Resolver
- Supervisionar
As melhores palavras para usar em sua resposta dependem do tipo de cargo que você procura, se você está se candidatando a um emprego como assistente ou auxiliar, por exemplo, você deve incorporar palavras que mostram que você é responsável, focado e obtém resultados (como as do primeiro item), e se concentrar menos em palavras que enfatizam suas habilidades de liderança.
5. Jargões da indústria:
Cada indústria/profissão tem seus próprios jargões, usados e entendidos só por quem compartilha a área, utilizá-los durante entrevistas cria uma certa familiaridade entre você e o entrevistador, para usar o jargão, é claro, você terá que entendê-los, então, se você é novo no mercado ou está afastado dele, leia, se familiarize. Siga as pessoas no setor no Twitter, conecte-se com elas no LinkedIn e procure blogs e vídeos relevantes.
Como usar palavras poderosas durante entrevistas de emprego:
Não há necessidade de memorizar listas de palavras, em vez disso, à medida que você pratica suas respostas a perguntas comuns de entrevistas, fique atento às suas escolhas verbais. “Ajudar” continua aparecendo? Opte por verbos mais ativos e fortes, como criei, gerei, fiz, etc.
Se possível, evite frases vagas e seja mais especifico, por exemplo, um projeto “resultou em um salto de 25% nas vendas“, é muito melhor do que “teve um bom desempenho”.
Se possível, evite frases vagas e seja mais especifico, por exemplo, um projeto “resultou em um salto de 25% nas vendas“, é muito melhor do que “teve um bom desempenho”.
Vale destacar que não é apenas durante as entrevistas que a escolha de palavras é importante, opte por palavras fortes, que indicam ação em seu currículo também.
Fonte: Rio Vagas
Nenhum comentário:
Postar um comentário