Como descrever as próprias realizações profissionais?
O que dizer e como dizer sobre elas?
O que dizer e como dizer sobre elas?
Descrever as próprias realizações profissionais ao longo da carreira nem sempre é uma tarefa fácil, é neste ponto que surgem dúvidas e erros muito comuns, desde erros de português, repetições de conteúdo e parágrafos muito longos até o próprio conteúdo da frase, ora com excesso de informações, ora com menos informações do que seria o ideal.
Textos extensos e excesso de detalhes técnicos que podem até parecer relevantes para você, mas, não serão compreendidos por quem lê o currículo podem diminuir significativamente as possibilidades de sucesso, além disso, junto com o seu currículo, talvez sejam analisados centenas ou até mesmo milhares de outros currículos.
O ideal na hora de descrever as experiências é comunicar cada realização profissional com um texto leve, fácil de ler e entender, que ajude o leitor, não importa qual seja a área profissional dele, a entender perfeitamente o que está sendo dito, transmitindo suas principais forças ou diferenciais competitivos, utilizando palavras-chave que retratem suas verdadeiras qualificações técnicas e pessoais e um layout que ressalte seus melhores resultados.
O que escrever?
Nessa altura você já relembrou e anotou todas as suas realizações profissionais e já selecionou quais delas são as mais importantes, agora é hora de dar uma forma para cada realização, o ideal é que cada realização comunicar que:
- Havia um “problema” ou desafio a superar (exemplos: queda nas vendas da empresa, produtividade, processos com falhas);
- Que você tenha solucionado?;
- A partir de determinada ação, que é a realização em si (exemplos: desenho ou implantação de um novo processo, identificação de melhorias em produtos, etc.);
- E com isso você obteve um resultado para a empresa (exemplos: aumento no volume de vendas ou de produtividade, processos mais eficientes, maior qualidade no produto ou serviço).
Isso tudo dá uma ideia sobre o que uma descrição de experiência deve conter, mas, como fica na prática?
Na prática, escreva frases em torno de 15 a 25 palavras, com a seguinte estrutura:
- Inicie a frase com substantivos que representem a ação realizada da maneira mais positiva possível:
- Gerenciamento;
- Implantação;
- Elaboração;
- Aprimoramento;
- Aceleração;
- Aumento;
- Expansão;
- Organização;
- Reorganização;
- Fortalecimento;
- Liderança;
- Padronização;
- Simplificação; dentre outros)
- Descreva a ação em si:
- Liderança no projeto de implantação de novos processos de vendas, etc.
- Resuma o modo como você executou a ação
- Identificando gargalos e falhas e sugerindo melhorias.
- Conclua a frase com o resultado obtido (numérico ou qualitativo):
- “…obtendo aumentos significativos no volume de negócios e maior satisfação dos clientes” ou “…obtendo aumento de 30% nas vendas no primeiro mês após a implantação” )
No final, conforme os exemplos de realizações dados acima, você terá uma frase com a seguinte estrutura:
- Liderança na implantação de novos processos de vendas, identificando falhas e melhorias, obtendo sucessivo aumento no volume de negócios desde o primeiro mês de implantação.
Ou seja, nesta frase, o profissional tinha um desafio a enfrentar (aumento nas vendas), que ele superou ao liderar a implantação de novos processos, promovendo melhorias que levaram ao resultado esperado.
Fonte: Curriculum
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