quarta-feira, 18 de março de 2020

Como fazer o desenvolvimento profissional?


Identifique forças e fraquezas:
Para saber como se desenvolver profissionalmente, você precisa, antes de mais nada, entender quais são as competências que domina de forma plena e quais habilidades ainda precisam de uma ajuda, aquelas com as quais ainda não estão tão familiarizado, esse processo de diagnóstico deve ser feito com honestidade máxima, listando um por um de seus pontos fortes e fracos.

É claro que essa avaliação também pode ser apoiada por um profissional especializado, como um coach, seja por meio de algum teste ou por pura observação, além disso, também é possível descobrir seus pontos fortes e fracos pelos próprios feedbacks dados pelas lideranças da organização. As avaliações de desempenho podem, portanto, funcionar como uma boa base para seu plano de desenvolvimento individual.

Com pontos fortes e fracos devidamente identificados, você consegue ter mais clareza sobre qual tipo de solução precisa encontrar para solidificar suas vantagens competitivas e diminuir eventuais desvantagens.

Trace um plano de desenvolvimento:
Um plano de desenvolvimento individual é uma técnica bastante útil para quem deseja adquirir novas competências. Trata-se de estabelecer um objetivo e planejar ações para conquistá-lo, digamos que você deseja melhorar sua capacidade de liderança e suas habilidades de relação interpessoal. Pode, nesse caso, estabelecer que pretende aperfeiçoar essa competência em 12 meses buscando um curso de especialização em gestão de pessoas, por exemplo.

O plano de desenvolvimento profissional ajuda a criar motivação e disciplina para a aquisição de novas competências, tornando esse processo menos subjetivo e mais pragmático, também é importante salientar que o plano de desenvolvimento pode até ter ciclos bem definidos, mas nunca deve ser interrompido, assim, ao atingir um objetivo, trace uma nova meta e um novo prazo para continuar aprimorando suas competências profissionais.

Aproveite oportunidades de aprendizagem:
Usar o seu dia a dia para adquirir ou aprimorar competências é a maneira mais simples de investir no seu crescimento profissional, isso pode ser feito em diversas situações, que vão desde o convívio com colegas até treinamentos oferecidos pela empresa, participar de congressos e acompanhar publicações voltadas para sua área são boas maneiras para se manter afiado, aprimorando suas competências profissionais.

Aproveite o ambiente de trabalho para aprender com a experiência de colegas e trocar conhecimentos, ter contato com pessoas de outras áreas também melhora sua capacidade de desenvolver uma visão global da empresa e procurar soluções de integração mais eficazes, também não se esqueça de usar as boas lideranças como fontes de conhecimento e exemplos para melhorias. Em geral, profissionais em posição de comando possuem grande experiência de mercado e conhecimento técnico, servindo como mentores para seus liderados.

Invista em networking:
A boa convivência com colegas não é útil apenas para a troca de conhecimento, um bom networking também pode ajudá-lo a receber feedbacks mais precisos sobre sua atuação profissional, bem como aumenta sua possibilidade de indicações e amplia os horizontes rumo à sua trajetória de sucesso profissional.

Uma boa rede de contatos também ajuda a receber um fluxo constante de informações do mercado, melhorando sua visão sobre o contexto e sua capacidade de acompanhar tendências, assim, você poderá não ser surpreendido por grandes reviravoltas no mercado de trabalho.


Nenhum comentário: