terça-feira, 24 de março de 2020

Como funciona um processo de Outplacement?


O trabalho de outplacement funciona com base em 3 etapas, são elas:

1.Planejamento do processo:
Antes mesmo da demissão, a empresa já começa a se preparar para o processo, pode ocorrer a contratação de uma organização ou de especialistas em outplacement.
O perfil do profissional é avaliado durante essa primeira etapa e também como esse desligamento será conduzido, incluindo a duração do processo e os argumentos que serão utilizados no desligamento, essa fase é importante para esclarecer o que o motivou a demissão e garantir que esse anúncio será feito da forma mais branda e amistosa possível.

2. Anúncio da demissão:
Esse é o momento em que o gestor se reúne com o colaborador e anuncia formalmente o desligamento, informando os motivos e também sobre o outplacement em detalhes — data de início, como esse processo será realizado etc.
Durante essa reunião é feita a assinatura da rescisão de contrato empregatício e também são esclarecidas as informações sobre os valores que o colaborador tem direito a receber, como o FGTS e férias proporcionais, entre outros.

3. Realizar a orientação profissional:
Nessa etapa o outplacement é realmente realizado. Ocorre a avaliação e aprimoramento do currículo, a avaliação do network, a realização de testes comportamentais para ajudar a entender o perfil do profissional e quais pontos podem ser melhorados, além de todo o apoio psicológico.
Muitas empresas utilizam técnicas de coaching durante esse redirecionamento, levando a pessoa a um período de reflexão e autoconhecimento e com base nisso, definindo novas metas que estejam alinhadas ao seu propósito interior.
Alguns profissionais podem perceber mudanças nas expectativas e desistir de buscar por uma recolocação em outra empresa, optando por empreender. Em outros casos, pode haver uma guinada na carreira ou até mesmo a decisão de buscar especializações ou recursos que valorizem ainda mais seu passe.

Sabendo o que é outplacement e como ele pode ajudar a sua empresa, fica mais fácil propor essa prática e estender a atuação do RH. Mais do que uma ferramenta para ajudar um funcionário que colaborou para o crescimento da organização, trata-se de uma estratégia que trabalha a imagem corporativa no mercado.

Fonte: Kenoby

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