segunda-feira, 9 de março de 2020

Você é criticado por alguém no trabalho? Saiba como agir.

Você nunca será criticado por alguém que faz mais do que você.
Mas, com certeza, será criticado por alguém que faz menos.
Porque o propósito de quem parou no tempo é justamente esse: gongar quem se destaca.


Ponha uma coisa na sua cabeça: quem avança na vida não tem tempo para os outros. Melhor dizendo, não tem tempo para passar o dia criticando, censurando ou tentando destruir os outros. Porque olha para a frente, e não para o lado. E quem mira à frente progride. Quem atenta para o lado, invariavelmente, dá com a cara no poste.

“Você nunca será criticado por alguém que esteja fazendo mais do que você. Você só será criticado por alguém que esteja fazendo menos”, teria dito Steve Jobs, fundador da Apple. Se foi ele ou não, importa menos do que a força da mensagem.

Faça um exercício de imaginação e enumere cinco pessoas definitivamente “bem-sucedidas” para você. Agora tente se lembrar da última vez em que você as viu expondo sua pequenez nas redes sociais, destilando ódio gratuito ou protagonizando bate-bocas destrutivos no WhatsApp ou em rodas de conversa presenciais.

Conseguiu? Da minha parte, confesso a você, não deu para lembrar de duas.

Fazedores não têm tempo para picuinhas porque estão preocupados em concretizar seus sonhos e projetos. Estão sempre, ou quase, entretidos com o quê e quem realmente importa. Comportam-se como gente grande e tratam adultos como adultos – maior sinal de respeito que podem lhes oferecer.

Na paralela, correm os torcedores do contra, os secadores, os faz nada – uma gente que não sai do lugar, e que, de lá mesmo, saliva inveja, veneno e frustração travestidos de “opinião” ou “conselho”.

Quando topar com um desses, você tem três alternativas:

• Prestar atenção nas ofensas e se deixar abater por elas
• Prestar atenção nas ofensas e deixar a onda negativa passar como vento inodoro, incolor e insípido
• Ignorar solenemente a mensagem e seu mensageiro, devolvendo gentilmente a ele o presente de grego que ele te ofertou

Ao tentarem te pregar a peça de que o “contraditório” está ali “para te fazer refletir”, “para te ajudar a crescer” ou que “quem fala o que quer precisa aceitar ouvir o que não quer”, mentalize outra frase antiga e poderosa: “Nunca aceite críticas construtivas de quem nunca construiu nada”.


Nenhum comentário: