domingo, 18 de junho de 2023

Como engajar funcionários a vestirem a camisa da empresa?

Fonte: autor desconhecido

Mas, na prática, o que é VESTIR A CAMISA DA EMPRESA?

Essa expressão está associada ao nível de engajamento interno, vestir a camisa da empresa é acreditar na cultura desta, nos valores, na missão e na visão da empresa, é entender cada etapa do processo, respeitar a hierarquia e seu plano de carreira.

O número de afastamentos ou pedidos de demissões de profissionais tem aumentado exponecialmente devido ao excesso de trabalho, por não suportarem mais pressões de seus superiores, pesquisas mostram isso, inclusive, Burnout (clique aqui e veja sobre Burnout) já é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como doença ocupacional.

Se uma empresa e sua gestão querem de fato que os seus colaboradores vistam verdadeiramente a camisa da empresa tem que fazer por onde esses o façam.

Tem que ser singular, deve ser de forma natural, um funcionário motivado, reconhecido e com liderança engajada certamente fará que todos os funcionários empurrem a empresa para frente, fazendo de tudo pela saúde financeira, gerando lucros e torcendo por ela.

Existe uma série de processos que a empresa pode adotar para que os colaboradores fiquem engajados, como pesquisas de satisfação, ferramentas operacionais de qualidade, gratificações financeiras e ou símbólicas ajudam a motivar os colaboradores e mudar a cultura da empresa.

Uma empresa não pode se dedicar apenas a lucrar, lucrar e lucrar, afinal de contas ela presta serviços ou vende produtos a pessoas, e o seu capital humano é muito mais importante, então, incentive aos seus.
  • Compartilhe os lucros com eles através de bônus ou PLR;
  • Faça campanhas internas como Setembro amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, mostre interesse pela saúde deles.
  • Ofereça benefícios verdadeiros como creche na empresa, ou um voucher para que este (a) possa deixar seu (a) pequeno (a) em um lugar seguro e tranquilo.
  • Muitas pessoas não tem filhos bípedes, mas, sim quadrúpedes, ofereça um benefício voltado a esse público "aos Pets".
  • Ofereça desenvolvimento e capacitação através de diversos tipos de cursos.
  • Dê autonomia e incentivo a criatividade, ouça as suas ideias e opiniões, etc.
Afinal de contas, nem tudo gira em torno de dinheiro, é verdade que trabalhamos para receber dinheiro para poder comprar nossos desejos e pagar contas, mas, nem tudo é sobre salários, um funcionário não quer só dinheiro, ele também visa o salário emocional.

Fonte: autor desconhecido


by Angélica Kadja.

Nenhum comentário: