Fonte da imagem: CTCAT Brasil
A Cultura Corporativa é extremamente importante para o bom desenvolvimento dos funcionários e alinhamento da estratégia.
Os benefícios da cultura organizacional forte são muitos, ela proporciona aos colaboradores e clientes um entendimento da personalidade da empresa, que gera identificação e compartilhamento de valores.
Porém, existem dois lados da mesma moeda: ao mesmo tempo que uma cultura bem planejada pode motivar equipes de trabalho e auxiliá-las no desenvolvimento, uma cultura sem preparação pode afetar negativamente a produtividade e o ambiente de trabalho.
Mas, o que é a cultura organizacional?
A cultura organizacional são os valores, crenças, regras morais e éticas que ditam os comportamentos dos colaboradores e dos gestores da organização. Assim sendo, o código de conduta da companhia, fazendo com que o funcionário entenda como se comportar e agir dentro da organização, além de se encontrar diretamente ligada à identidade de uma organização, podendo esta, ser positiva ou negativa.
Por se tratar de valores e crenças, a cultura organizacional não pode ser mudada do dia para a noite, as mudanças que acontecerem devem ser lentas para que todos que fazem parte da instituição se adéquem a nova forma de trabalho.
A cultura organizacional é, ou deveria ser, a base para todos os processos, como, e talvez principalmente, o processo de seleção, o sucesso para uma menor rotatividade de colaboradores, geralmente está diretamente ligado a encontrar pessoas aderente a cultura da organização, emparelhando valores, ética, moral e hábitos, facilitando assim o entendimento, por parte do colaborador, das decisões e comportamento da empresa, assim como otimizando enormemente o processo de treinamento dos novos colaboradores, uma vez que, se os pormenores fazem sentido aos seus sensores perceptivos, o aprendizado e a aceitação dos porquês se tornam naturais.
Fonte 1: Contrate Desenvolvedor
Fonte 2: Siteware
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