quarta-feira, 10 de abril de 2019

Qual a diferente entre Clima e Cultura Organizacional?

Fonte da imagem: Sanfins

Muitas pessoas confundem cultura e clima organizacional, apesar de os dois conceitos influenciarem diretamente no desempenho dos funcionários e no resultado do negócio, existem muitas diferenças.

Como já falado em post anterior, a cultura organizacional tem a ver com a identidade e valores da empresa, a forma como conduz os seus negócios e é muito resistente a mudanças, ela molda atitudes e comportamentos dos funcionários e líderes do negócio.

A cultura organizacional também molda a interação entre empresa, seus clientes, fornecedores e parceiros, apesar de ser estável, é possível mudar a cultura de forma lenta, incorporando novos elementos e experiências.

Já o clima organizacional tem a ver com o dia a dia, com a satisfação e engajamento dos funcionários, envolvendo as condições de trabalho, políticas de recompensas, liderança, processos, entre outros.

A cultura organizacional precisa estar bem clara para os funcionários de modo que todos possam entender quais os benefícios dessa identidade única, fazendo parte dos processos formais e informais de comunicação. E quando a empresa é confrontada com problemas ou desafios, essa cultura pode funcionar como impulsionadora ou um freio nos negócios, amarrando os processos.

Já o clima organizacional, segundo Idalberto Chiavenato, autor de diversos livros sobre Administração e Recursos Humanos, é o conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente, pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento desses funcionários. “Ele representa o conjunto de sentimentos predominantes numa determinada empresa e envolve a satisfação dos profissionais tanto com os aspectos mais técnicos de suas carreiras e trabalho quanto aspectos afetivos/emocionais, refletindo em suas relações com os colegas de trabalho, com os superiores e com os clientes de modo geral. É a tendência de percepção que os membros de uma organização possuem a respeito de seu grau de satisfação em relação ao conjunto ou a determinada característica desta organização”.

Fonte: Talent Efix

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