O 5s é uma ferramenta Lean que auxilia na organização do local de trabalho.
Inicialmente, o 5S (assim como as outras ferramentas Lean) restringia a sua utilização a área de fabricação, entretanto, posteriormente, sua utilização adquiriu uma maior abrangência, sendo utilizada em processos administrativos.
Considere o seguinte exemplo de uma implementação de 5S que reduziu o tempo de geração de relatório de três horas para dez minutos.
S1 – Classificação de Dados: Uma equipe de finanças dispunha de um relatório com dados de 2010 até a data atual. A equipe, no entanto, só precisava dos dados relativos ao ano anterior para conduzir suas análises. A lógica usada para puxar as informações foi modificada, reduzindo o período de extração de dados. Esta alteração teve por consequência a drástica redução do tempo de geração dos relatórios.
S2 – Definição da ordem: A equipe precisava de dados em uma determinada ordem durante a análise. O relatório foi organizado e padronizado para que fosse gerado e impresso nesta mesma ordem, economizando tempo de análise.
S3 – Saneamento - Todos os relatórios foram limpos: Células e colunas de dados que não eram necessárias foram removidas, acelerando assim o tempo de geração e análise do relatório.
S4 – Padronização: O relatório sempre era gerado durante o dia de trabalho, o que acaba por comprometer o tempo do colaborador e da máquina. Um processo padrão foi estabelecido para que todas as manhãs, antes do turno começar, uma pessoa executasse o processo de geração do relatório. Todas as ações em conjunto fizeram com que o processo que anteriormente era executado em três horas passasse a ser executado em apenas dez minutos.
S5 – Sustentação: Todas as atividades descritas nos 4S’s anteriores foram sustentadas nos últimos três meses e agora este processo já se encontra totalmente incorporado pela equipe de trabalho.
Fonte: Norte Gubisian
Nenhum comentário:
Postar um comentário