A nota fiscal eletrônica (NF-e) foi desenvolvida para modernizar o modo como emitir nota fiscal no país. É um procedimento mais prático e eficaz tanto as empresas que emitem e lidam com esses documentos como para a fiscalização estatal (do governo em suas diferentes instâncias).
Inicialmente, a emissão de Nota Fiscal Eletrônica foi feita de maneira progressiva, tornando-se obrigatória primeiro para empresas que exerciam atividades operacionais específicas, principalmente para os contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e/ou do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O projeto foi iniciado em 2006 e, no decorrer dos anos, mais tipos de negócio passaram a ser elegíveis para a NF-e, incluindo optantes do Simples Nacional.
Para saber se sua empresa está entre as que estão obrigadas a aderir a NF-e você deve consultar o Portal NF-e da Receita Federal, o site da Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda) de seu Estado ou de Secretaria da Fazenda de sua cidade (no caso das empresas de serviço). Lembre-se que em breve a NF-e será obrigatória para todas as empresas e que é possível aderir ao projeto facultativamente.
Quais são os tipos de Nota Fiscal Eletrônica?
Existem, atualmente, 4 tipos de notas fiscais eletrônicas, cada uma servindo para substituir determinados documentos:
- NF-e foi criada para substituir as notas fiscais de modelos 1 e 1A, utilizadas nas operações de venda e prestação de serviço, que estão relacionadas à cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
- NFS-e foi criada para substituir a nota de blocos, documento exigido pelo município e que está relacionado à cobrança do ISS (Imposto Sobre Serviço).
- CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) substitui diversos documentos exigidos para se fazer o transporte de carga (Modelos 7, 8, 9, 10, 11 e 27).
- NFC-e (nota fiscal do consumidor eletrônica), usada no varejo para a venda direta ao consumidor final.
No caso de quem é MEI, a NFA-e (nota fiscal avulsa) é um documento com regras e padrões diferentes.
Quais os principais benefícios?
São várias as vantagens da implementação de notas fiscais eletrônicas, tanto para as empresas quanto para o governo e para a sociedade. Entre as mais significativas estão:
- Redução do impacto ambiental com a diminuição da utilização de papel;
- Diminuição do tempo de parada dos caminhões nas estradas e fronteiras pela facilidade em sua fiscalização, e consequentemente do tempo de entrega das mercadorias;
- Redução dos custos com armazenamento de documentos para as empresas;
- Incentivo ao comércio eletrônico e ao uso de novas tecnologias;
- Aumento da confiança e credibilidade nos documentos fiscais;
- Ampliação do controle fiscal, com a possibilidade de intercâmbio e troca de informações entre os fiscos;
- Redução dos custos de impressão e aquisição de papel.
Como a implantação do projeto da NF-e é gradativa, algumas das vantagens apenas serão observadas a longo prazo. Contudo, os benefícios que já podem ser notados são significativos a ponto de várias empresas estarem aderindo facultativamente à emissão das notas fiscais eletrônicas.
Por que emitir NF-e, NFS-e ou NFC-e com ContaAzul?
ContaAzul é a plataforma online que ajuda você a organizar sua empresa. Em um só lugar, você conecta tudo o que precisa, das vendas à nota fiscal, da cobrança por cartão ou boleto ao controle financeiro.
Para emitir NF-e, sua empresa de qualquer um dos 27 estados pode usar certificado A1 (recomendado) ou A3. Para NFS-e, são mais de 500 cidades homologadas, com certificado A1. No caso da NFC-e, são 22 estados (incluindo São Paulo, com o S@T).
Ainda há recursos avançados para lidar com notas fiscais emitidas contra sua empresa, como a busca e importação dos arquivos XML de notas fiscais de compra é feita automaticamente, direto do site da Receita Federal. Com um certificado digital A1 e um CNPJ ativo, você pode usar essa funcionalidade. Sempre que uma NF-e é emitida com o CNPJ de sua empresa como destinatário, você recebe uma notificação -- e ainda pode fazer a manifestação do destinatário.
Além disso, você agora pode emitir Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), a partir da nossa solução de Frente de Caixa Online. Todas as emissões de notas fiscais na ContaAzul podem ser integradas com a sua contabilidade. Você abandona de vez a troca de papeis com seu contador e conecta as emissões automaticamente.
Fonte: Conta Azul
Nenhum comentário:
Postar um comentário